Num sábado a tarde, numa confluência de três rios, embarcamos no MS Teodor Körner.  O barco com apenas 60 cabines é dedicado para viagens de Bike & Boat entre Alemanha, Austria e Eslováquia, todos a bordo estão ansiosos pelo primeiro briefing. Nesta pequena reunião que acontecia todos os dias, nosso Guia do Rad & Reisen entregava o road book e comentava os pontos altos do percurso de bicicleta que nos esperava no próximo dia. Nós ciclistas, tínhamos 3 opções de caminhos com níveis distintos e vários pontos turísticos a visitar. É óbvio que na maioria das vezes optávamos pelo caminho mais longo, afinal de contas nossa sede de conhecer o mundo é enorme.  A curadoria de dicas do Guia é impecável e realmente nos levou a lugares incríveis, paisagens deslumbrantes, ciclovias idílicas e muita história ao longo dos 3 países que percorremos.

Este tipo de cicloviagem pode parecer novidade para os brasileiros, mas é bem difundida entre os europeus. A empresa que escolhemos foi a Rad & Reisen, que figura entre as maiores no setor e oferece viagens de bicicleta para vários destinos no mundo. A empresa é responsável por contratar um barco, elaborar um trajeto, fornecer as bicicletas, informações sobre o trajeto e toda alimentação durante nossa estada.

A noite, no convés, navegando pela águas frias do Danubio, pensei que 24 horas antes cruzávamos a Alemanha de trem, e então começávamos a cruzar a Áustria de barco. Um barco que nos próximos dias nos levaria até a Eslováquia, a cada dia aportando em algum ponto do rio e nos pegando em outro.

A proposta da viagem é excelente para famílias, casais e grupos de amigos. Imagine pedalar por 3 países ao longo do Rio Danubio, enquanto suas malas navegam no barco e te esperam na próxima parada.

 Ao chegar na embarcação depois de um dia de pedal, uma equipe sempre atenciosa cuida de guardar sua bicicleta, enquanto no interior os simpáticos tripulantes te recebem com um chá da tarde.

A quilometragem total de pedal foi de 210km, com uma média diária de 35km. O terreno é na maioria plano, pois pedalamos grande parte do tempo dentro de vales nas margens do rio. Para quem acha este número alto, vale testar as bicicletas elétricas. Elas funcionam de forma assistida e potencializam a força da pedalada. A empresa, Rad & Reisen, disponibiliza todos os tipos de bike para locação, inclusive cadeirinhas e bike trailers para as crianças.

Dia 1

Nosso primeiro dia foi cinza e gelado, mas ao menos nos poupou da água. Afora uma leve garoa na partida, não tivemos chuva. Éramos apenas um grupo de ciclistas passeando e presenciando um lugar outrora sinistro. O campo de Mauthausen fica no alto de um morro com uma vista bonita, rural. É difícil ter a verdadeira dimensão do que foi aquilo apenas 72 anos atrás.

Saindo de lá seguimos por alguns quilômetros margeando o Danubio, praticamente ninguém além de nós, um pedal gostoso e plano, os meninos num sono profundo no casulo confortável sobre rodas.

Ao longo da ciclovia, viajamos pelo tempo quando chegamos na reconstituição do que foi um dia uma vila celta. Achei que talvez encontrássemos por ali Asterix e Obelix, eternos representantes da resistência contra os invasores romanos. Uma visita interessante.

A noite, na cabine, uma voz tenebrosa soou no alto falante. Eram os piratas. O Theo ficou apavorado, correu para debaixo da mesa dizendo que eles estavam vindo. Era uma noite temática a bordo e as crianças adoraram o evento. Depois do jantar voltei ao quarto para buscar qualquer coisa. Quando entrei me deparei com uma bagunça. Saí meio bravo para saber qual dos dois tinha feito aquilo. No momento que entraram na cabine e viram o rolo de papel higiênico cruzando o quarto do banheiro à cama revirada, caíram na gargalhada. Havia sido os piratas…

Dia 2

A vida a bordo no MS Theodor Körner era mais legal do que eu imaginava. O ritmo é intenso e no dia seguinte demorei um pouco pra entender quando o despertador tocou, mas num gesto quase automático no susto eu abri a cortina para descobrir como estava o dia. Como seria afinal, Devin, na Eslováquia.

Foi uma tremenda surpresa! O céu completamente azul, a poucos metros do barco, em cima de um morro baixo, havia as paredes fortificadas de um castelo certamente muito antigo. Coisas daquele pedaço de mundo, o impressionante chega a tornar-se banal.

Às 7:30 a tripulação do MS Theodor já trabalhava rápido para colocar as mais de 70 bicicletas para fora. Hora de levantar, dormir despreocupadamente ficaria para depois.

Começamos o pedal e já nos enroscamos no castelo de Devin, por ali, gastamos mais de uma hora apreciando a antiga construção e a vista lá de cima. Um pouco a frente onde outrora havia uma cerca aniquilando o simples direito de ir e vir entre a Europa ocidental e a oriental, hoje existe uma ponte. Uma ponte onde atravessaríamos para a Áustria sem sequer perceber que atravessávamos uma fronteira. Naquele rio, incontáveis pessoas perderam a vida em busca da liberdade em tempos de uma guerra fria.

Pedalamos bem mais uns quarenta quilômetros até que avistássemos finalmente Bratislava. De longe há uma construção imponente sob um promontório na margem norte do Danubio. Mais a oeste muitos prédios quadrados, feios.

Bratislava foi a primeira cidade que visitei que esteve um dia do outro lado da cortina de ferro. São nítidos os efeitos das décadas sob o jugo de um governo comunista. A noite saímos em uma visita guiada pelo centro histórico. O guia, um eslovaco engraçado que nasceu provavelmente nos anos 80, foi capaz de dar uma perspectiva interessante sobre o que foi crescer naquele regime.  Apesar das super criativa arquitetura comunista, a cidade tem as belezas e riquezas culturais de um lugar que foi um dia a capital do império húngaro.

 

Dia 3 

Era o terceiro dia completo da viagem no MS Theodor, o barco ficou atracado o dia todo em Viena. Hoje o dia era livre, como já conhecíamos a cidade, aproveitamos para fazer um circuito de bicicleta priorizando as atividades com as crianças. Visitamos parquinhos e museu ZOOM, que oferece uma programação diferenciada e interativa para os pequenos, além de ser muito apreciada pelos locais. Viena é uma capital impressionante, coração de um dos impérios mais ricos e poderosos na Europa do séculos XVIII e XIX. Pra onde quer que se olhe se avista um prédio exuberante, e apesar de já conhecemos a cidade era inevitável esconder a surpresa a cada curva.

Dia 4

Durante a noite o barco navegou até Krems e pela manhã logo que saíram do barco os meninos descobriram um parquinho atrás de um pequeno talude bem em frente ao nosso ponto de atracação. Já paramos por ali e o pedal teria que esperar um pouquinho.

Nesse dia não conseguíamos avançar, parávamos a cada instante, estava tudo bonito demais. O trecho entre Krems e Melk, no Vale do Wachau, foi a expressão exata da imagem idílica que poderíamos fazer de um dia perfeito para a nossa viagem. Um dia lindo, paisagens espetaculares, muitas vinícolas, história, família em harmonia e vilarejos impecáveis, com destaque para Durnstein, uma cidadezinha com apenas 1000 habitantes, charmosa com suas pequenas vielas e ao alto da colina as ruínas de um castelo onde rei Ricardo coração de leão ficou preso no ano de 1192. Existe uma trila que liga a cidade e o castelo, e o trekking até lá é lindo.

Conseguimos chegar em Melk já escuro, no limite para não perdermos o jantar no barco. Houve um show engraçado da tripulação depois do jantar. Antes ainda, aproveitei que o barco estava atracado, reuni alguma energia e saí com o Cauê para que ele pudesse dar um girinho na bike que estava disponível para ele.

Dia 5

O MS Theodor amanheceu em Melk, foi a primeira noite em que ele não navegou. Pela manhã fizemos uma visita à imensa abadia de Melk. Começamos a pedalar já passava do meio dia. Antes de largar já sentia as pernas cansadas, nos primeiros quilômetros eu pensei que estávamos lascados. Parecia que eu arrastava uma âncora, não um bike trailer. Não havíamos experimentado realmente um vento contra.  Pedalamos todo o percurso com vento contrário. Quando chegamos na altura de Grein nosso barco nos esperava, mas estávamos na margem oposta do rio. Precisamos seguir mais dois ou três quilômetros até a ponte que nos levaria ao outro lado do Danúbio.

A noite houve uma visita ao pequeno centro de Grein e ao menor ainda teatro da cidade, o mais antigo em seu estado original da Áustria. Em todos os cantos por onde passamos encontramos séculos de história.

Logo que o MS Theodor zarpou fomos ao panorama bar tomar mais uma boa cerveja e ouvir o músico do barco, um figuraço, fazer o seu show. Como de costume segui depois para o meu terceiro turno. Montei a minha bagunça no salão do andar de cima e comecei a mexer nas fotos e filmes do dia. Estávamos numa eclusa, subindo. Fui dar uma checada na operação do lado de fora e acabei achando o caminho para o deck superior do barco, onde está a cabine de comando. Foi uma experiência interessante navegar pelo Danúbio ali do alto enquanto trocava uma idéia com o capitão croata. Ele não falava uma palavra em inglês e eu menos ainda em alemão.

Dia 6

Fora um dia especial para fechar uma viagem memorável de barco e bicicleta pelo Danúbio. Um dia leve de pedal entre Obermuhl e Engelhartszel, um percurso plano margeando o rio e um mirante no meio do caminho de onde se tem uma vista espetacular da curva mais famosa do Danúbio. Lá do alto avistamos o Ms Theodor Korner navegando pelo trecho sinuoso do rio. Houve um entrosamento de uma boa parte de um grupo eclético e multinacional que estava ali conosco hospedados em um barco e pedalando quilômetros entre Alemanha, Austria e Eslovaquia. Atravessamos a pequena balsa em frente a Engelhartzel em uma espécie de celebração com os novos amigos pelo encerramento de uma semana de experiências que ficarão registradas em nossa memória.

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As refeições estão inclusas na tarifa as bebidas são cobradas a parte. O café da manhã é servido no estilo buffer, o almoço para quem optar em ficar no barco precisa ser reservado. Para os hóspedes ciclistas são fornecidos snacks e saquinhos onde cada um prepara o seu lanche que será consumido em algum formato de pic nic com alguma linda paisagem de cenário. O jantar é servido a la carte com menu de 3 pratos.

Todas as tardes é oferecido um chá com bolos e tortas e para os que ficam até mais tarde curtindo o bar é servido snacks para acompanhar os drinks.

O MS Teodor Körner conta com 60 cabines divida em 4 categorias. Nossa cabine era espaçosa, com uma cama de casal, 1 sofá cama e banheiro.

A empresa disponibiliza datas de maio a início de outubro. A alta temporada concentra-se em Julho e Agosto junto ao verão europeu. Nós fomos em outubro e pegamos temperaturas amenas e lindo colorido do outono.

A proposta da viagem é muito family friendly. As crianças se sentiram totalmente acolhidas. A tripulação é muito atenciosa, é oferecido um cardápio especial para as crianças.

Roteiros de bicicletas diários com road book incluso. Cada hospede pode iniciar o pedal no horário que desejar desde que respeite os horários onde barco encontra-se atracado.

Além dos roteiros de bike, a empresa oferece passeios para atrações turísticas nas noites onde o barco fica parado.

Passau está a 190km de Munich, esta distancia pode ser percorrida de carro (2hrs) ou trem (2:30hrs).

A partir de EU$ 557/pessoa com refeição inclusas.

Agradecemos o convite da Rad & Reisen.