Aquidauna, o começo do Pantanal Sul

Porta de entrada do Pantanal, emoldurada pela Serra de Maracajú e apenas 141km de Campo Grande, a região é cheia de fazendas pantaneiras que oferecem um turismo rústico e de experiências. Nossa dica é escolher uma delas para vivenciar as belezas do pantanal sul.

Onde ficar:

Pousada Aguapé – Distante 54km da cidade a pousada fica dentro de uma fazenda de gado, repleta fauna pantaneira e áreas alagadas. Com apenas 15 suítes o local oferece pensão completa (exceto bebidas), safari ecológico, focagem noturna, pesca esportiva, caiaque, passeio de barco no rio Aquidauana e cavalgada.

Foi nosso primeiro contato com o pantanal e de quebra avistamos muitos tamanduás bandeiras e mirins, veado campeiro, jacarés, capivaras, emas, tatu peba, arara azul, tucano, macaco bugio, porco monteiro.

O hóspede pode fazer até 2 atividades de meio-dia + a focagem noturna.

Diárias a partir de R$ 950/casal

Quando ir:

Depende do foco da sua viagem para ver os animais a melhor época é a seca (maio à setembro). Para ver as áreas alagadas e quem sabe até acompanhar uma comitiva (quando o gado é transferido das áreas baixas para áreas altas) a melhor época é (janeiro à abril). Nós fomos em julho e conseguimos avistar muitos animais.

Atividades:

Nas fazendas: safari ecológico, focagem noturna, pesca esportiva, passeio de barco no rio Aquidauana, cavalgada.

Na serra de Maracaju (Piraputanga): Trekking e Rafting.

Rio Aquidauana: Pesca esportiva e visita ao Rancho Pirapora que desenvolve a atividade de pisicultura com peixes locais.

City tour: Aquidauana participou da guerra do Paraguai e também enviou tropas para 2a guerra mundial. Um pouquinho desta história está disponível no museu Marechal José Machado Lopes. A igreja matriz em estilo gótico foi construída em 1930 e é cartão postal da cidade


Agência de turismo:   

Ecoplay –  Eles organizam pescaria em barco hotel, expedição 4×4, pesca esportiva, rafting e trekking.

Onde comer:

Restaurante Moderna  – O pintado na telha ao molho primavera é carro chefe da casa e já foi premiado em um concurso estadual de gastronomia.

Quer outras dicas do Pantanal?! Leia nossa matéria completa sobre a Rota Pantanal Bonito