Aquidauna, o começo do Pantanal Sul
Porta de entrada do Pantanal, emoldurada pela Serra de Maracajú e apenas 141km de Campo Grande, a região é cheia de fazendas pantaneiras que oferecem um turismo rústico e de experiências. Nossa dica é escolher uma delas para vivenciar as belezas do pantanal sul.
Onde ficar:
Pousada Aguapé – Distante 54km da cidade a pousada fica dentro de uma fazenda de gado, repleta fauna pantaneira e áreas alagadas. Com apenas 15 suítes o local oferece pensão completa (exceto bebidas), safari ecológico, focagem noturna, pesca esportiva, caiaque, passeio de barco no rio Aquidauana e cavalgada.
Foi nosso primeiro contato com o pantanal e de quebra avistamos muitos tamanduás bandeiras e mirins, veado campeiro, jacarés, capivaras, emas, tatu peba, arara azul, tucano, macaco bugio, porco monteiro.
O hóspede pode fazer até 2 atividades de meio-dia + a focagem noturna.
Diárias a partir de R$ 950/casal
Quando ir:
Depende do foco da sua viagem para ver os animais a melhor época é a seca (maio à setembro). Para ver as áreas alagadas e quem sabe até acompanhar uma comitiva (quando o gado é transferido das áreas baixas para áreas altas) a melhor época é (janeiro à abril). Nós fomos em julho e conseguimos avistar muitos animais.
Atividades:
Nas fazendas: safari ecológico, focagem noturna, pesca esportiva, passeio de barco no rio Aquidauana, cavalgada.
Na serra de Maracaju (Piraputanga): Trekking e Rafting.
Rio Aquidauana: Pesca esportiva e visita ao Rancho Pirapora que desenvolve a atividade de pisicultura com peixes locais.
City tour: Aquidauana participou da guerra do Paraguai e também enviou tropas para 2a guerra mundial. Um pouquinho desta história está disponível no museu Marechal José Machado Lopes. A igreja matriz em estilo gótico foi construída em 1930 e é cartão postal da cidade
Agência de turismo:
Ecoplay – Eles organizam pescaria em barco hotel, expedição 4×4, pesca esportiva, rafting e trekking.
Onde comer:
Restaurante Moderna – O pintado na telha ao molho primavera é carro chefe da casa e já foi premiado em um concurso estadual de gastronomia.
Quer outras dicas do Pantanal?! Leia nossa matéria completa sobre a Rota Pantanal Bonito
Olá, que texto incrível. Me remete totalmente à minha experiência de ter conhecido o pantanal brasileiro. Apenas não tive a sorte de encontrar a onça pintada, mas até lobo guará encontramos na estrada e paramos o carro para observá-lo. Um lugar que recomendo a todos.