Sem categoria

São Francisco Xavier e o Portal do Equilibrium

Há sempre algo que acalma nas linhas quebradas do horizonte. Na sobreposição dos planos ou no vôo incrivelmente livre das aves de rapina. Nós amamos as montanhas!

sfx_47

Fazia quase uma década que estivéramos em São Francisco Xavier. Os pequenos ainda estavam longe de existir, éramos apenas namorados buscando um final de semana a dois e treinos um pouco mais fortes para as corridas de aventura, que na época eram para nós uma nova curtição. Estacionar o carro na mesma praça cheia de charme e ao invés de descer duas bikes, descer dois pequenos para brincar no parquino foi uma delícia!

sfx_43

Dá para dizer sem medo de errar que São Xico é, dentre tantos ótimos destinos da Mantiqueria, um dos mais bacanas. O centrinho tem aquela trinca típica e simpática de cidade pequena; praça, igreja e coreto. E o que pudemos perceber de lá pra cá é que nos últimos anos São Francisco Xavier ganhou qualidade na estrutura turística, a cidade (na realidade um distrito de São José dos Campos) tem mais cantos interessantes para se curtir. Mais restaurantes gostosos e mais pousadas de qualidade muito boa.

sfx_23

Nos hospedamos no Portal do Equilibrium. A pousada, cerca de 15 minutos do centrinho, está dentro de uma propriedade grande o suficiente para proporcionar que se passe um dia inteiro de atividades sem sair de lá. Dos 70 hectares, a maior parte está coberta de mata nativa. Entre trilhas, caminhadas para comer fruta no pé ou pela horta orgânica que abastece o restaurante, o contato com o verde é grande. A piscina dá um belo cartão postal.

sfx_41

Uma dessas trilha é a do Cateto, partindo a 2 minutos dos quartos. Entramos na sem muitas intenções exploradoras, imaginamos apenas uma caminhadinha leve com os meninos para explorar um pouco o entorno.

sfx_06

Havia lá, é verdade, uma placa indicando que a trilha seria um caminho guiado, mas resistir a uma trilha bem demarcada mata adentro e morro acima não é fácil… Tocamos em frente os 4 e, adivinhem, subestimamos! A caminhadinha leve foi no fim uma boa trilha entre 2 e 3 horas, porém sem problemas, pelo contrário, o passeio foi excelente. Afora o simples fato de fazer uma caminhada agradável em meio a mata sem sem mais ninguém, há belos visuais pelo percurso.

sfx_46

A estrutura do Portal do Equilibrium é grande, o que as vezes deixa a pousada um pouco dividida entre ser um espaço intimista para desconectar e relaxar e um local para recepcionar eventos maiores, como casamentos e encontros coorporativos. Uma tremenda locação para celebrações especiais.

sfx_26

Vale experimentar a tirolesa da pousada, que é também aberta a visitantes não hóspedes. São dois lances num total de 770 metros de extensão e uma boa dose de adrenalina para o dia.

sfx_45

São Francisco tem diversos lugares interessantes para visitar, uma boa parte deles dentro de propriedades privadas, onde se paga um valor para entrar. Demos um passeio circular de carro passando pela Pedra de São Francisco (ou Pedra do Porquinho). As grandes rochas redondas sobre um platô compõe um formação interessante. Chega-se até bem perto da entrada, não há esforço físico, mas para quem estiver na pegada de uma boa pedala, fazer o giro com as pedras como ponto culminante vale muito!

sfx_32

:: Informações úteis ::

Onde ficar

Portal do Equilibrium

Reservas: 12 – 3797 6800 ou 12 – 9-9701 0380 (reservas@portaldoequilibrium.com.br)

www.portaldoequilibrium.com.br

Diárias a partir R$600/casal com café da manhã e almoço incluído.

sfx_21

Onde comer

Neo Armazém

Rua XV De Novembro 102, São Francisco Xavier – SP

(12) 3926-1357

João de Barro e Mercearia

Rua 15 de Novembro, 41 – São Francisco Xavier – SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *