Fazer uma trilha com as crianças é possível? Simmmm!

Trekking é uma atividade que amamos. Por ele já rodamos o Brasil, fomos ao extremo sul do continente americano em Torres Del Paine, enfrentamos ventos de mais 100km/h, chuva, sol, granizo e neve. Nos encantamos com a cultura peruana, passando por vilarejos isolados onde suas damas com roupas coloridas cavavam covas para abrigar a nova safra de batatas. Já desafiamos nossos corpos ao limite e nos emocionamos ao conquistar o topo.

Por momentos assim, incentivamos o Cauê e o Theo, desde de pequenos a trilhar conosco.

Ao 6 meses, o Cauê já nos acompanhou por uma viagem ao Vale do Matutu e Ibitipoca, Minas Gerais, e ficava felizão dentro do seu veículo de trilha “mochila”. Tirava soneca, curtia um banho de cachoeira, comia suas papinhas e se encantava com os sons da floresta.

Quando eles são menores é mais fácil de enfrentar trilhas mais pesadas, pois eles são mais leves e vão o tempo inteiro dentro da mochila. Pausas para um lanche e uma brincadeira são sempre bem vindas e é um bom momento para eles gastarem uma energia.

As mochilas de trilha acabam não sendo mais uma opção quando a criança cresce e atinge cerca de 15kg (o Teco com 4 anos ainda consegue usar, mas um tempo menor). É aí que os desafios começam. A escolha da trilha e terreno passa a ser muito importante. Leve em consideração que os pequenos tem fôlego, mas o ritmo das perninhas ainda é menor, terrenos com pedras e escorregadios também não ajudam. Comece com uma caminhada curta sem muito desnível e aos poucos você vai testando a capacidade dos pequenos de enfrentar desafios maiores.

O Cauê entre os 4 e 6 anos fez andando as trilha do Pico da Macela (Cunha), Pico do Baepi (Ilhabela), Canion Fortaleza (Cambará do Sul), Pedra do Bauzinho (Campos do Jordão) e algumas trilhas na Áustria. O maior desafio para ele foi o Baepi, afinal de contas tem um desnível de 800m em 3km! Nesta trilha o Teco fez um trecho andando e outro na mochila. Fomos sem pressa, tomamos o café da manhã na entrada da trilha, algumas pausas para água no caminho e depois 3 horas estávamos lá em cima, só nós 4.

Baepi 4×2 from Marcelo Rossi on Vimeo.

Nossas dicas para uma viagem de trilha:

  • Estude a condição climática do destino e prefira temperaturas mais amenas;
  • Se a criança for menor que 4 anos invista em uma boa mochila de trekking (sugestão de marcas Deuter e Thule);
  • Escolha trilhas que tenham duração de meio período;
  • Faça intervalos durante a caminhada e crie brincadeiras ao longo do caminho;
  • Leve sempre água e comida para um pic nic, eles adoram estes momentos;
  • Roupas leves e de secagem rápida ajudam;
  • Não esqueça de se proteger do sol e as vezes dos mosquitos;
  • Se você não tem o perfil de se aventurar com os pequenos sem um apoio, existem hotéis como Explora ou Tierra Hotel que oferecem uma logística e tanto para se aventurar de verdade carregando as crianças junto.

 



Booking.com