Se você é um freqüentador de Ilhabela e ainda não conheceu o espaço cultural da Baia do Vermelhos, faça-o.

O projeto Vermelhos foi idealizado por Samuel Mac Dowell de Figueiredo há mais de 15 anos, a partir da percepção da carência generalizada de infraestruturas de uso público na região do Litoral Norte de São Paulo.

A implantação se tornou possível a partir de 2010, com mais de 150.000 m2, situado entre o mar e as encostas do Parque Estadual de Ilhabela, junto à Baía dos Vermelhos. O conceito do Instituto é integração social baseado em programas voltados para a criação, produção e difusão cultural. Em 2016 o Teatro Vermelho (uma sala de concerto aberta em meio a Floresta) foi inaugurada e hoje o Festival Vermelhos está na sua 3a edição.

Como moradores de Ilhabela, não podíamos deixar de conferir a abertura do programa 2018 que teve a presença da Orquestra Jazz Sinfônica e Companhia de Dança de São Paulo em um espetáculo de arrepiar. Para compor o ambiente alguns restaurantes da Ilha estão presente na praça de alimentação que após o espetáculo fervilhou com direito a palhinha dos músicos em um ambiente bem mais intimista.

O Festival Vermelho 2018 acontece entre o dia 04 e 18 de Agosto. A programação completa e a venda de ingressos para as atrações pagas está disponível no site deles.