A Intrepid Travel tem enviado pessoas ao redor do mundo desde 1988. Eles guiam os viajantes de bicicleta pelo Rajastão, velejando para Phuket, caminhando ao longo da trilha inca ou vasculhando o interior australiano. Nos últimos dois anos, porém, o Intrepid está em uma jornada por conta própria. A maior empresa de viagens de aventura do mundo acaba de ser certificada como a chamada Benefit Corporation, ou B-Corp, uma empresa com fins lucrativos que trabalha um pouco como uma organização sem fins lucrativos, atendendo a rigorosos padrões de desempenho social e ambiental, responsabilidade e transparência. A nova certificação coloca-os em sintonia com empresas como Patagonia, Ben & Jerry’s, Seventh Generation e outras empresas que são definidas por sua missão social tanto quanto por seus produtos. A certificação permite que a Intrepid “opere com um propósito além do lucro”, de acordo com seu CEO, James Thornton, permitindo-lhes “aumentar o mercado para viagens ricas em experiências sustentáveis”.

A nova certificação tem sido uma meta para a Intrepid desde que eles romperam com a Tui, uma grande empresa multinacional de viagens, há quase três anos, em detrimento de ideologias divergentes. Como muitas pessoas se recuperando depois de um rompimento, a Intrepid queria melhorar e voltar a se concentrar naquilo que achava importante. Seu novo status B-Corp é o resultado final de um longo caminho para a criação de uma empresa de viagens impulsionada por uma missão ambiental e social. Como Thornton diz, “acreditamos fundamentalmente que os negócios podem ser uma força do bem”. Está funcionando: a receita do Intrepid Group aumentou 17% no ano passado.

A empresa, agora de propriedade independente, também administra a Intrepid Foundation, que no ano passado doou mais de US $ 1 milhão por ano para instituições de caridade ao redor do mundo. E, a partir de 1º de julho, eles trouxeram a bordo Leigh Barnes como o primeiro Diretor de Operações da empresa, encarregado de manter a empresa no caminho certo e “crescer com propósito”, como ele diz.

Tradução: Up Side Travel